Laculá - Guia comercial e de turismo em Fortaleza/Ceará, as melhores cidades, lugares e serviços., em Fortaleza e Região

Imagem Interna

Maraponga

O laculá, guia de turismo e guia de locais, vem aqui contar um pouco mais sobre a história do Bairro Maraponga que se encontra localizado na cidade de Fortaleza. A seguir você encontra um pouco da história do bairro Maraponga e empresas que se encontram no bairro e cadastradas no guia comercial laculá.

História do Bairro Maraponga

 

Resumo
Maraponga é um bairro nobre situado na Zona Sul de Fortaleza, capital do estado do Ceará, Brasil. É um dos bairros mais tradicionais da metrópole fortalezense, um bairro quase que totalmente para moradia, além de ter grande área verde juntamente com a Lagoa da Maraponga. Na Av. Godofredo Maciel, encontra-se o setor comercial da Maraponga, com pontos comerciais e de serviços. Outra rua importante é a Francisco Glicério. 

História do bairro
Até a década de 40, o lugar hoje denominado Maraponga era uma região com muitos sítios e nenhuma urbanização. A movimentada Avenida Godofredo Maciel, que corta o bairro, era uma estradinha de terra por onde circulavam os viajantes que iam e vinham de outros bairros e até de outros municípios. Uma imensa área verde circundava a lagoa, transformada no atual Parque Ecológico da Maraponga.

Já nos finais dos anos 60, e por toda a década de 70 o melhor cabaré de Fortaleza era a CASA DA LEILA, na Maraponga. Suas mulheres eram altas, elegantes, muitas, louras naturais de olhos claros. Vinham do sul do país, de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Tudo gente fina, educada, algumas se diziam universitárias e comentavam coisa de política, música popular e variedades culturais. Dentre elas havia uma mulata, alta, belíssima, chamada Mércia, que mostrava uma carteira de estudante em Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse tempo havia um vendedor ambulante de livros, o Curió, que assegurava ter vendido várias coleções e enciclopédias às meninas da Leila. Umas intelectuais? 

Leila fora a mulher de mais sucesso da Oitenta. Ali angariara bons e generosos amigos, ganhando condições para montar sua própria casa. Casarão amplo, com alpendres, arcadas, grande salão com dois ambientes, confortáveis sofás, mulheres com roupas habillées, falando baixo, sorrindo. Educadíssimos também eram os garçons, sobretudo o Oliveira, todos de smoking, trazendo a bebida em bandejas de prata.

O baronato de Fortaleza se orgulhava de contar com uma casa de tão alto nível e quanto aqui aportavam cantores, jogadores famosos e artistas de TV, todos, invariavelmente, eram levados à Leila.

Mas foi a partir da década de 70 que começaram as transformações com a chegada dos primeiros condomínios e a abertura de novas vias de tráfego. E os sítios e as vacarias que eram inúmeras, e as áreas verdes foram cedendo espaço para a construção de prédios de apartamentos.

Quem também muito contribuiupara as mudanças na Maraponga, foi a indústria da moda. Tudo começou com a realização do I Festival da Moda de Fortaleza, ocorrido em abril de 1980, que nasceu como alternativa para empresários do setor de confecções. Nessa ocasião foi sendo construída uma estrutura local para exposição de confecções, e o negócio prosperou porque o Centro de Convenções não tinha como comportar todos os expositores. Desde então a vocação para esse segmento nunca mais parou de crescer. Os moradores mais antigos são testemunhas de como o tempo foi passando, levando progresso e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Áreas de lazer
Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga. O parque é a principal beleza natural do bairro, com 31 hectares de área. O local é frequentado por coopistas e famílias, principalmente nos fins de semana.

Praça das Artes, no bairro Maraponga, A praça conta com diversos equipamentos de esporte e lazer, como pista de cooper; pista para bicicletas; duas ilhas de manutenção de bicicletas, com bombas para calibragem dos pneus; quadra poliesportiva, muro com grafite, academia ao ar livre, playground; espaço de convivência com vários bancos e um gazebo.

Curiosidades
Uma curiosidade do lugar é a extensa lista de ruas que levam nomes de países e de outras regiões do mundo. Assim, existem, além da Rua Mônaco, Itália, Hungria e Holanda, só para exemplificar alguns. Na Noruega, houve a proliferação de lojas de confecções, ampliando a oferta de produtos de bom gosto e com a marca da costura do Estado do Ceará.

Estabelecimentos Comerciais
O bairro abriga diversas redes de supermercados, farmácias, academias, pólo de confecções, destacando-se as indústrias de tecidos e roupas, entre outros tipos de unidade comercial.

 

O que fazer no bairro
Av. Godofredo Mariel

Existe na principal avenida do bairro diversas opçoes de lazer a noite: pizzarias, churrascarias, casas de show, ambientes para crianças. Se passar pelo bairro uma parada em um desses estabelecimentos é quase uma regra devido a fama de um bom bairro para uma diversão.

Ceará Summer Fashion
Um dos mais tradicionais eventos de moda do país é realizado todos os anos no Maraponga Mart Moda reúne lojistas e revendedores de moda de todo o país, então se você gosta de moda não deixe de marcar presença no evento.

Informações do bairro

  • Carrefour

    Av. Godofredo Maciel, 3190 - Parangaba, Fortaleza - CE, 60710-001 - (85) 3499-3000

  • Detran

    Sede: Av. Godofredo Maciel, 2900 - Maraponga - Fortaleza/Ce CEP: 60.710-903

  • Maraponga Mart Moda

    R. Francisco Glicério, 290 - Maraponga, Fortaleza - CE, 60711-055 - Telefone: (85) 3495-2122

  • Posto de Saúde - Pedro Celestino em Maraponga

    Endereço: R. Gastão Justa, 215 Jardim Cearense , Fortaleza - Ceará Telefone: (85) 3433-4915 Aberto: Segunda a sexta de 07:00 as 19:00

É laculá no Maraponga