Laculá - Guia comercial e de turismo em Fortaleza/Ceará, as melhores cidades, lugares e serviços., em Fortaleza e Região

Imagem Interna

Henrique Jorge

Resumo
Henrique Jorge é um bairro da Zona Oeste de Fortaleza, capital do Ceará, que faz parte da Secretaria Executiva Regional - SER III.

O nome do bairro vem de um músico que fez parte da história local, também chamado Henrique Jorge, que era amigo de Antônio Sales e Rachel de Queiroz.

 

História do bairro
A história deste bairro retorna ao século XIX, quando suas terras faziam parte da Parangaba e na área transitavam os rebanhos de gado pela estrada Barro Vermenho-Parangaba. Essa estrada ligava o Barro Vermenho (Antônio Bezerra) - Parangaba. Nos dias de hoje, ainda é possível de se ver o restante desta estrada, que agora é denominada Estrada do Pici, e que é um dos limites do bairro, bem como a casa centenária localizada ao lado Centro Social Urbano César Cals e o Riacho Cachoeirinha.

Nos anos 1920, o advogado Daniel de Queiroz Lima, pai da escritora Raquel de Queiroz, adquiriu o Sitio do Pici, que localiza-se no território desse bairro, como sítio de veraneio para sua família. O casarão centenário do Sítio do Pici, ou Sítio do Papai, ainda existe e está localizado na Rua Antonio Ivo. A área do sítio foi loteada nos anos 1970, expandindo assim os limites do bairro.

Nos anos 1950, foi construído um conjunto habitacional para os sargentos do 23° Batalhão de Comando, denominado Casa Popular, com os seguintes limites: ao norte rua Prof. Edigar de Arruda; ao leste rua Prof. Heribaldo Costa; ao sul rua Porto Alegre e ao oeste ao rua Maceió.

Nos anos 1970, com a expansão imobiliária, expandiu os limites deste para as ruas Teresina, Franco Rocha, Heribaldo Costa, 30 de Outubro, Brigadeiro Torres, Porto Velho, Matos Dourado, Chuí, Rio Maranguapinho, São Luís, Belém e Av. Perimetral. 

Áreas de lazer
Praça Dom Bosco, um ambiente para diversão e práticas esportivas da comunidade, como o playground, academia ao ar livre, mesa de jogos e a quadra de futsal.

A Praça Dom Bosco fica na Rua Maceió com Avenida Porto Velho.

 

Curiosidades
O bairro Henrique Jorge é hoje uma “fábrica” de craques de futebol, de cantores, de artistas plásticos e muito mais. A simplicidade da vida do nosso bairro, misturada com a responsabilidade de que é peculiar a cada um dos seus moradores, ajuda para essa complexidade ligada às artes. 

Estabelecimentos Comerciais
O bairro abriga diversas redes de supermercados, farmácias, academias, pólo de confecções, destacando-se as indústrias de tecidos e roupas, entre outros tipos de unidade comercial.

Informações do bairro

  • Cometa Supermercados

    Av. Senador Fernandes Távora, 1526 - Henrique Jorge, Fortaleza - CE, 60510-290 - (85) 3290-7404

  • 27° Distrito Policial

    R. Júlio Braga, 1187 - Henrique Jorge, Fortaleza - CE, 60520-632 - (85) 3101-5663

  • Hospital e Maternidade Argentina Castelo Branco

    R. Maceió, 1350 - Henrique Jorge, Fortaleza - CE, 60525-540 - (85) 3233-1596

  • Posto de Saúde Senador Fernandes Távora

    Posto de Saúde Senador Fernandes Távora R. Maceió, 1354 - Henrique Jorge, Fortaleza - CE, 60525-540 - (85) 3488-3254

  • Praça Dom Bosco

    A Praça Dom Bosco, é localizada entre a Av. Porto Velho e a Rua Maceió, quase de frente com o Posto de Saúde Senador Fernandes Távora. No bairro Henrique Jorge.

  • Super do Povo

    R. Prof. Edgar de Arruda, 1050 - Henrique Jorge, Fortaleza - CE, 60020-181

É laculá no Henrique Jorge